sexta-feira, 22 de novembro de 2013

1 LANÇAMENTO DO LIVRO 50 ANOS DA PETROBRÁS EM DUQUE DE CAXIAS - RJ NA BIBLIOTECA LEONEL DE MOURA BRIZOLA 19.09.2013


A publicação reúne textos de 24 autores que garantem a reflexão panorâmica sobre o passivo ambiental e social deixado pela indústria do petróleo no litoral brasileiro - especialmente na região metropolitana do Rio. Também estão apresentados desafios impostos pela expansão da indústria diante da exploração do pré-sal. Os textos foram organizados por Julianna Malerba, da FASE e pelo pesquisador Sebastião Raulino. Ambos militam no FAPP-BG.

Na apresentação, o professor Henri Acselrad (IPPU/UFRJ) dá o tom dos debates. Deixa claro que a 'questão ambiental' não diz respeito, como quer fazer crer o despolitizado senso comum, a escolhas técnicas mais ou menos 'ecológicas'. Escreve: "[A questão ambiental diz respeito] à disputa entre diferentes formas de apropriação e uso dos recursos naturais - terras, águas, atmosfera e sistemas vivos -, por um lado, fonte de sobrevivência para os povos e, por outro, fonte de acumulação de lucros para grandes corporações".

O livro revela também que as vantagens enunciadas pelo discurso do desenvolvimento desde a década de 1960, quando da instalação da REDUC, não geraram a distribuição esperada de seus benefícios. Leitores descobrirão, por exemplo, que o município que abriga a refinaria - Duque de Caxias-, chegou a ter o 8º maior PIB entre municípios brasileiros em 2000, muito em função da atividade industrial motivada pela refinaria. No entanto, ostentava, em 2008, o 1786º lugar quando o ranking era o de 'desenvolvimento humano' entre mais de 5 mil municípios.

1 comentários:

  1. Gostaria de saber como adquirir, sou do RJ, capital. Obrigada, Katia Albuquerque
    e-mal: kpsta@ig.com.br

    ResponderExcluir